Temporada da Alemanha no Brasil


Vencedor da 3ª Olimpíada Brasileira de Alemão, o aluno Pedro Henrique Lourenço da Costa, escreve sobre a importância da "Temporada da Alemanha no Brasil", em sua redação premiada.
 







Conheça a opinião do Pedro.
E a sua opinião, qual é?
Aqui, você pode comentar.

Redação traduzida
Schüleraufsatz Deutscholympiade
 
Em 2013 celebra-se o ano da Alemanha no Brasil, que comemorará a parceria entre os dois países. Essa relação teve início com a chegada dos imigrantes alemães no sul do Brasil que trouxeram da Europa muito de sua cultura. Desde então esses povos tiveram experiências muito interessantes através das quais puderam expressar sua alegria e admiração. Muitos alemães que vivem no Brasil podem nos mostrar um pouco mais da cultura alemã. Devido à dificuldade de se aprender a língua, muitos brasileiros não conhecem nada da Alemanha, apenas os ícones mais famosos, como Michael Schumacher ou a Volkswagen. Este ano será uma grande homenagem a essa amistosa parceria.
 
Neste ano deverá acontecer uma relação cultural consistente entre Brasil e Alemanha. A Alemanha influencia a cultura brasileira em vários aspectos e tais influências devem ser exaltadas. Seria ótimo se houvesse nos museus exposições de artistas alemães, com comparações entre as obras de arte brasileiras e alemãs. Seria igualmente positivo discutir o impacto da literatura alemã no estilo de escritores brasileiros como José de Alencar e Gonçalves Dias. Um assunto interessante seria o livro do escritor austríaco Stefan Zweig “Brasil, País do Futuro”, que mostra o ponto de vista e as expectativas que um refugiado judeu tem sobre nosso país.  O romance é uma importante homenagem à nação que o acolheu em uma época na qual a Segunda Guerra Mundial era uma ameaça para o mundo inteiro. Essas iniciativas seriam muito úteis para divulgar a cultura alemã e fortalecer os laços entre os dois países.
 
Além dessa forte parceria cultural, os adolescentes têm um papel importante no Ano da Alemanha no Brasil. Para meninos e meninas um intercâmbio escolar seria muito interessante. Muitos desses jovens que estudam alemão como língua estrangeira aguardam ansiosos uma possível experiência na Alemanha através da qual pudessem aperfeiçoar seus conhecimentos do idioma. Conhecer uma nova cultura e ter contato direto com a língua alemã é uma oportunidade à qual poucos adolescentes brasileiros têm acesso. As universidades alemãs estão entre as melhores do mundo, o que leva muitos estudantes a desejarem cursar uma graduação na Alemanha.
 
Além disso, seria interessante se o governo alemão tivesse acordos com o governo brasileiro que visassem a uma democratização do ensino de alemão nas escolas.
 
Se os estudantes dominassem o idioma, ambas as nações ficariam mais fortemente unidas, uma vez que, através do contato direto com o alemão, os brasileiros perceberiam que a língua não é tão difícil como a maioria das pessoas pensam.
 
Pode-se concluir que este Ano da Alemanha do Brasil possivelmente levará a um estreitamento dos laços entre os dois países. Com as conquistas dessa iniciativa será mais fácil para os brasileiros perceberem que o legado alemão é parte integrante da cultura brasileira.